Leclerc celebra pódio, mas lamenta derrota para Mercedes na F1 2023: “Pena”

Em busca da reviravolta no Mundial de Construtores nas voltas finais em Yas Marina, Charles Leclerc chegou a dar passagem para Sergio Pérez terminar à frente George Russel, mas o esforço foi ineficiente para Ferrari terminar em segundo

Dentro das possibilidades, Charles Leclerc até fez a parte dele ao chegar em segundo lugar no GP de Abu Dhabi, mas isso não foi suficiente para a Ferrari superar a Mercedes no Mundial de Construtores. Neste domingo (26), ao término da última etapa da temporada 2023, embora satisfeito com trabalho da equipe, o monegasco lamentou que seus esforços não tenham sido suficientes para a escuderia italiana ficar com o vice-campeonato da Fórmula 1.

“Fizemos um trabalho incrível, fazendo tudo certo na estratégia e classificação. É uma pena que terminamos em terceiro nos Construtores. Isso foi tudo o que importou para mim no final desta temporada e não conseguimos alcançar isso”, afirmou o piloto do carro #16.

Na busca de causar uma reviravolta no campeonato, Leclerc abriu espaço para Sergio Pérez, punido em 5s após toque com Lando Norris, tentar abrir vantagem necessária para ficar ao menos na frente de George Russell, que vinha em quarto. Porém, a estratégia não surtiu efeito esperado, e o britânico fechou em terceiro, garantindo o segundo lugar no campeonato para a Mercedes.

“O Checo recebeu uma punição de 5s, então tivemos de ajudá-lo de alguma forma para terminar à frente do George, com uma punição de cinco segundos usando o DRS e o vácuo, mas infelizmente não foi suficiente”, explicou.

Charles Leclerc fez a parte dele, mas a Ferrari não conseguiu superar a Mercedes (Foto: AFP)

O fiel da balança para a Ferrari não ultrapassar a Mercedes no Mundial foi Carlos Sainz. Depois de ser eliminado no Q1 na classificação, o espanhol não conseguiu escalar o grid, sofreu com o desgaste dos pneus duros no segundo trecho mais longo com os compostos e foi ultrapassado por Lewis Hamilton na briga direta nas voltas finais. Após a segunda parada nos boxes, Sainz abandonou a corrida.

Ao menos, o monegasco comemorou o terceiro pódio seguido, o sexto em toda temporada 2023. “Por um lado, estou muito feliz porque, em um fim de semana como este, não houve uma única coisa que poderíamos ter feito melhor como equipe. Não era garantido que éramos o segundo carro mais rápido neste fim de semana”, destacou.

“Gostaria de agradecer à equipe por fazer um trabalho incrível e trabalhar tão incansavelmente desde a primeira corrida. Sabíamos que seria uma temporada difícil porque estávamos aquém em desempenho em comparação com o que queríamos, mas a equipe fez um trabalho incrível desde a primeira corrida”, concluiu.

Com os 18 pontos conquistados no GP de Abu Dhabi, Leclerc encerrou a temporada 2023 da F1 com 205 tentos e em quinto lugar no Mundial de Pilotos.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴 VERSTAPPEN VENCE, MERCEDES fica com VICE da F1: a corrida em Abu Dhabi | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.